Segundo a norma NP EN ISO 9000:2005, ação corretiva é uma “ação para eliminar a causa de uma não
conformidade detetada ou de outra situação indesejável”.
No entanto, face a esta situação, outra questão se pode levantar que é qual a definição para não conformidade.
Ainda segundo a NP EN ISO 9000:2005, não conformidade é a “não satisfação de um requisito”, sendo que requisito é a “necessidade ou expetativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória”.
Simplificando, uma ação corretiva é uma ação que é definida para dar resposta a uma reclamação efetuada por um cliente ou a outro tipo de não conformidade, como por exemplo uma anomalia interna detetada no funcionamento da empresa ou durante uma auditoria.
Claro que convém verificar se a ação corretiva resultou. A essa verificação, num sistema de gestão da qualidade chama-se verificação da eficácia.
Confuso?
Na realidade é simples.
Não conformidade --> Análise das causas --> Ação corretiva
--> Verificação da eficácia
--> Verificação da eficácia
E se a verificação da eficácia concluir que a ação não resultou?
Verificação da
eficácia? Sim --> Terminado
Verificação da
eficácia? Não --> Nova análise das causas --> Ação corretiva --> Verificação da eficácia
No entanto, existem situações em que é necessário uma correção a uma não conformidade.
Mas correção não é o mesmo que ação corretiva?
De acordo com a NP EN ISO 9000:2005, existem diferenças.
Uma correção é uma ação para eliminar uma não conformidade.
Repare que, ao contrário da ação corretiva, a definição não refere a eliminação da causa.
Neste caso, estamos a atuar diretamente sobre a não conformidade e não sobre as suas causas.
Uma correção pode ser efetuada em conjunto com uma ação corretiva.
Um exemplo de correção pode ser um reprocessamento ou reclassificação.
É preciso não esquecer que tudo isto (correção, investigação das causas, ação corretiva e avaliação da eficácia) deve estar suportado por um registo (papel, informático ou ambos) de forma a permitir o seu seguimento e gestão.
Como exemplo de um possível registo, temos o seguinte impresso que também permite o registo de ações preventivas, que não foram abordadas neste artigo.
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Registo de não conformidades
Em conclusão, as ações corretivas são um fator de relevo num sistema de gestão da qualidade que permite a eliminação das causas das não conformidades e a melhoria contínua.
Uma correção é uma ação para eliminar uma não conformidade.
Uma correção pode ser efetuada em conjunto com uma ação corretiva.
Consultor, Formador e Auditor de Sistemas de Gestão
email: psilvamarques@netcabo.pt
linkedin: pt.linkedin.com/in/pedrommarques
Este artigo foi publicado inicialmente no blogue We Make It Happen no dia 15 de Fevereiro de 2014
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